sábado, 29 de outubro de 2011

Os grupos Misturando Ideias




Desde o primeiro momento em que tivemos a oportunidade de começar a navegar via internet, vislumbramos o quanto poderia ser útil ao mundo e aos seus habitantes, algumas ferramentas. Entre essas temos uma que foi iniciada em português, mas já existem versões mundo afora: os grupos Misturando Ideias.

Iniciado na década de noventa de forma presencial e incorporada virtualmente ao Geocities.com logo deu filhotes e com o tempo foi se especializando em alguns segmentos. Alguns nem utilizam mais o sobrenome Misturando Ideias, mesmo pertencendo junto à OSCIP ADV e suas organizações.

A mais recente mudança foi no Misturando Ideias do Yahoo, que foi escolhido para abrigar assuntos pertinentes exclusivamente ao Terceiro Setor; uma espécie de brainstorming contínuo.

O Misturando Ideias genérico mais popular é o do Google, que não é moderado e tem atividade constante.

A Comunidade Amigos de Verdade, clube de serviços que monitora e modera os grupos parceiros, em pesquisas descobriu que a melhor quantidade de amigos num grupo genérico fica entre quinhentos e mil associados, para manter constância e evitar excessos de mensagens.

Em grupos especializados o melhor desempenho está quando o numero de participantes é entre doze e trinta pessoas; mas nada disso é regra; depende de cada caso.